É uma mistura de sentimentos quando a mulher se torna mãe pela primeira vez. Momentos de alegria, ansiedade, insegurança e uma vontade enorme de acertar em todas as situações, algo que nos tras momentos de alivio e tensão ao mesmo tempo.

 Além de tudo ser novo, a nova adaptação do bebe ao lar e do lar ao bebe é intensa e cheia de desafios. Qual família leu o manual e estava pronta para essa nova etapa? Nenhuma. Sendo tudo  novo, desde a hora do sono até a introdução alimentar, primeiros banhos e o aleitamento materno, essa nova realidade vai se ajustando e se adaptando a cada dia.

Pensando nisso, reunimos aqui dicas simples e práticas para ajudar nos primeiros meses do bebê, garantindo mais tranquilidade no dia a dia e mais tempo para curtir cada momento dessa fase única, lembrando que cada realidade é única de casa família.

 1. O sono do bebê

Nos primeiros meses, os bebês dormem, em média, 14 a 17 horas por dia, mas em períodos curtos e intercalados. Isso pode gerar dúvidas e até preocupação, mas é completamente normal. Nesse momento, a mãe também deve descansar e aproveitar esses minutos para repor as energias.

Mantendo o ambiente calmo e pouco iluminado durante a noite, e mais claro e ativo durante o dia, o bebê começa a diferenciar os períodos e, aos poucos, organiza o ritmo de sono, e entrando numa rotina adequada.

 2. Introdução alimentar

A amamentação é fundamental até os seis meses, mas depois desse período, começa a famosa introdução alimentar. Vai ter o bebe que facilmente se adapta ao novo alimento, e terão aqueles em que você precisa ter um pouco mais de paciência nessa etapa. É um processo que pode gerar dúvidas, especialmente para as mães de primeira viagem, mas tendo a orientação adequada do pediatra, a introdução alimentar deixa de ser uma barreira.

Ofereça alimentos em pedaços macios, bem amassados ou em formato de papinhas, sempre respeitando o tempo e o ritmo do bebê. O mais importante é permitir que ele explore texturas, sabores e cores com calma.

 3. Troca de fraldas

Você sabia que um recém-nascido pode precisar de 8 a 12 trocas de fraldas por dia? Isso faz parte da rotina de cuidados básicos e ajuda a manter a saúde e o conforto do bebê. Mesmo porque as assaduras não são graves na maioria dos casos, mas causa desconforto e incômodos e precisam ser evitadas.  

Tenha sempre um local adequado e preparado para as trocas. Use produtos suaves e evite o excesso de lenços umedecidos para não irritar a pele sensível. Sempre higienize da frente para trás, especialmente no caso das meninas, para prevenir infecções.

4. Hidratação e banho

O banho é um dos momentos mais especiais, mas muitas mães ficam inseguras na hora de realizar esse cuidado. Deixe esse momento para quando você estiver acompanhada de alguém para te auxiliar nesse momento, e assim ir se sentindo mais segura no decorrer dos dias.

O banho deve durar de 5 a 10 minutos, com água morna entre 36 °C e 37 °C, próxima à temperatura corporal. Isso ajuda a manter o bebê confortável e relaxado, evitando resfriados ou desconfortos. Recém-nascido pode ficar no ar condicionado desde que não sejam feitas mudanças bruscas de temperatura, já que os recém-nascidos são mais sensíveis à temperatura do ambiente. Por esse motivo, é recomendado desligar o ar condicionado uns minutos antes de levar o bebê de um cômodo mais fresco para um local mais quente.

O importante é aproveitar cada fase com segurança e amor!

Ser mãe de primeira viagem pode parecer desafiador, mas com pequenas instruções e atenção aos detalhes, a rotina se torna mais leve. O segredo é lembrar que cada bebê tem seu ritmo e que o amor, o cuidado e a paciência são os ingredientes mais importantes nessa jornada.

Cada etapa – o sono, a alimentação, o banho e até a troca de fraldas – pode se transformar em um momento de conexão entre mãe e filho. Aproveite para criar memórias, fortalecer laços e viver a maternidade de forma mais leve e consciente.